A PEDAGOGIA DA LITERATURA: A CRÔNICA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Celina Trajano de Oliveira
  • Cíntia Barbone Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p77-891

Resumo

Este artigo objetiva uma nova abordagem do trabalho com o texto, no campo da Educação Linguística:
a Pedagogia da Literatura - a partir do conceito de Educação Linguística proposto por Palma e Turazza
(2014). A pesquisa propõe uma sequência didática, com base no conceito de hibridização, proposto
por Marcuschi (2008), destinada aos sétimos anos do Ensino Fundamental II, com as crônicas “No
restaurante”, de Carlos Drummond de Andrade e “Onde já se viu?”, de Tatiana Belinky. A presente
pesquisa analisa o processo de gramaticalização de verbos em crônicas. A crônica, além de ser um
gênero sugerido pela BNCC, apresenta aspectos da oralidade que propiciam a reflexão sobre a
variação linguística.

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Dossiê sobre Educação Linguística - Análise Linguística e Semiótica