O QUE SE ANALISA, NUMA ANÁLISE LINGUÍSTICA? NOTAS EM FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO SOCIO(LINGUÍSTICA)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p132-142Resumo
Nos artigos deste número de Verbum, o Grupo de Pesquisa em Educação Linguística do
Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP esboça uma abordagem da análise
linguística alternativa à tradicional. Centrada no uso e no gênero discursivo, como preconizado pelos
PCN e pela BNCC, a proposta parte da leitura e da produção textual para, no interior dessas práticas e
de suas demandas, isolar recursos linguísticos que podem não só explicar o processo de construção dos
sentidos do texto em estudo mas, ainda, pôr em evidência algum aspecto relevante da língua, em
qualquer de seus níveis de análise. Na esteira desse esforço, a reflexão que proponho aqui diz respeito
à concepção de língua que se assume, explícita ou implicitamente, em práticas de análise linguística; e
discute o impacto dessa concepção para o que e se pode/deve propor como objeto(s) de estudo(s).