TRAÇANDO PERCURSOS INTERCULTURAIS PARA A COMPREENSÃO DO SER BRASILEIRO

O SABER, A MEMÓRIA, O LEGADO

Autores

  • Aparecida Regina Borges Sellan

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i1p21-37

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma breve síntese das contribuições da professora Regina Célia Pagliuchi da Silveira para a área do ensino de língua portuguesa, sobretudo na perspectiva de língua estrangeira (PLE). Trata-se de uma tentativa de registrar, em poucas páginas, parte do muito que realizou no ensino e na pesquisa, ao identificar, no contexto que se desenhou especialmente na década de 1990, novas demandas, com novas exigências, colocando no cerne da pesquisa e do ensino de português para estrangeiros aspectos relacionados à identidade cultural e à perspectiva intercultural. Situamos brevemente o contexto em que considerações a respeito da pesquisa e do ensino de português língua estrangeira começaram a surgir na PUC-SP por orientações da professora Regina Célia, sintetizamos alguns conceitos relativos à identidade cultural e interculturalidade, registramos algumas pesquisas orientadas por ela as quais contribuíram para trazer uma visão sobre o brasileiro, como unidade, na grande diversidade cultural.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Ensino de Português Brasileiro para Nativos e para Estrangeiros: um legado da pr