O DISCURSO PUBLICITÁRIO EM ALGUMAS DE SUAS DIMENSÕES DISCURSIVAS

Autores

  • Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i1p52-63

Resumo

O discurso publicitário apresenta algumas características que o definem,  em relação ao macroato de fala e na sua materialização, isto é, nos textos-anúncios. As pesquisas aqui relatadas foram desenvolvidas sob a orientação da Professora Doutora Regina Célia Pagliucchi da Silveira, e tratam dos processos de adjetivação  nos anúncios publicitários e de aspectos discursivos, de modo a se construir um modelo de gênero textual do  anúncio publicitário. A fundamentação teórica  foi a Análise Crítica do Discurso, com vertente sócio-cognitiva e a Semiótica Social.  Os resultados indicaram a ocorrência de gramaticalização adjetival e propuseram um modelo teórico para constituição do texto publicitário, a partir das cognições sociais do público alvo.

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Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Ensino de Português Brasileiro para Nativos e para Estrangeiros: um legado da pr