4.1 AS CONTRIBUIÇÕES DA RETÓRICA PARA O ESTUDO DAS FAKE NEWS

Auteurs-es

  • Nathalia Melati

Résumé

As fake news são textos produzidos com o objetivo de fornecer informações falsas, o que gera uma desordem informativa, de acordo com Wardle e Deraksham (2017a). Para estudar esse fenômeno, este artigo apresenta a literatura disponível sobre fake news e uma tradução para a classificação desses textos; e examina a retórica como uma forma de análise das situações discursivas que ocorrem em ambiente virtual. Pelo ethos, estudam-se as virtudes evocadas pelo auditório já que, se essas virtudes ditam o viver ético, permitem um estudo sobre identidade e grupos. O pathos contribui para o entendimento do comportamento humano online, maior responsável por compartilhar falsidades, segundo Vosoughi, Roy e Aral (2018). O logos, por fim, analisa o questionamento do estatuto do fato, o que permite a criação da desordem informativa.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Nathalia Melati

Nathalia Martins Melati é doutoranda em Língua Portuguesa (Área: Língua Portuguesa; Linha de pesquisa: Texto e discurso nas modalidades oral e escrita) e mestre em Língua Portuguesa (Área: Língua Portuguesa; Linha de pesquisa: Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde pesquisa retórica, argumentação e ensino da Língua Portuguesa. É orientada pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira. É estudiosa da retórica e da argumentação e interessa-se, sobretudo, pelos papeis operados pela linguagem na Internet, nas redes sociais e nas suas implicações no ambiente escolar. Participa do grupo de pesquisa Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), liderado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira, que desenvolve pesquisa com apoio das teorias da argumentação e da retórica, com investigações voltadas para os aspectos pragmáticos, estéticos e éticos dos discursos sociais. É graduada em Letras - Tradução Inglês e Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Letras Português/Inglês também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora de Língua Portuguesa na educação básica.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2020-05-07

Numéro

Rubrique

IV- Reflexões sobre Retórica e Gêneros Textuais-Discursivos