Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista VERBUM. CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ISSN 2316-3267?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE:

- Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

- Todas as informações, opiniões, dados e posicionamentos expressos nos textos científicos publicados em Verbum – Cadernos de Pós-Graduação são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios e as possíveis consequências.

 DIRETRIZES PARA ARTIGOS SUBMETIDOS PARA OS NÚMEROS REFERENTES A 2017

1 – Verbum – Cadernos de Pós-Graduação é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cujo objetivo é o de divulgar pesquisas realizadas na área de Linguística e de Língua Portuguesa, bem como Semiótica, Literatura, Linguística Aplicada, Comunicação Social e Educação em diálogo com os estudos da linguagem. Os textos acadêmicos enviados são apreciados pelos editores, pelo Conselho Editorial e/ou pelo Conselho Consultivo, que selecionam, a partir de critérios estabelecidos, os textos para publicação.

2 – Os artigos deverão conter entre 10 e 20 páginas e as resenhas no máximo 4 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.

3 – Os pareceristas designados pelo editor gerente, aos quais serão submetidos os textos, poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos acadêmicos enviados serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contempladas modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na página de VERBUM.

4 – Os textos apresentados deverão expor a seguinte estrutura:

4.1 – Elementos pré-textuais

a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, em maiúscula;

b) Nome do(s) autor(es): deve-se indicar o nome por extenso, depois do título e suas credenciais e afiliação institucional. Endereço eletrônico deverá ser indicado em nota de rodapé;

c) Resumo: deve conter de 100 a 150 palavras e ser redigido em língua portuguesa. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em caixa alta e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, máximo de 8 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, para todo o resumo;

d) Palavras-chave: indicar entre 3 e 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, linha abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em negrito, primeira letra em maiúscula.

4.2 – Elementos textuais

O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho acadêmico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A responsabilidade pelo número de seções do artigo, assim como sua extensão, é de cada autor.

a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 entre linhas;

b) Citações: no corpo do texto, serão de até 3 linhas, entre aspas duplas. Quando superiores a 3 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, em espaçamento simples e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta – Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Não utilizar idem ou ibidem.

c) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

d) Títulos e subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: A construção dos sentidos.

e) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na sua parte inferior, numeradas sequencialmente.

4.3 – Elementos pós-textuais: colocados logo após o término do artigo.

a) Referências: seguir normas atuais da ABNT;

b) Título em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano);

c) Resumo em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano): seguir o mesmo padrão do RESUMO;

d) Palavras-chave em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano): seguir o mesmo padrão das PALAVRAS-CHAVE;

d) Data: incluir a data de submissão do artigo no sistema http://revistas.pucsp.br/index.php/verbum para publicação.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está conforme as orientações previstas em submissões.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.