A PARÓDIA COXINHA VERSUS MORTADELA: UMA ANÁLISE INTERDISCURSIVA DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Roberta Souza Piovezan PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - SP
  • Elioenai Santos Piovezan PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - SP

Palavras-chave:

Interdiscursividade, anúncio publicitário, paródia, ethos

Resumo

Neste artigo pretendemos analisar os efeitos de sentido do discurso publicitário de anúncio audiovisual que utiliza a paródia para vender seu produto e, nesse caso, também incutir no telespectador/alocutário uma suposta ideia de união. O corpus selecionado é o anúncio publicitário da coxinha de mortadela, iguaria da rede de restaurantes fast-food Ragazzo. Como fundamentação teórica, consideramos os conceitos de interdiscursividade, a cena de enunciação, a constituição do ethos e a “mimotopia” no discurso publicitário, de Dominique Maingueneau. Compreender esses conceitos nos anúncios propostos nos leva a refletir sobre a constituição de uma suposta união em andamento na atual conjuntura sócio-político-cultural brasileira.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Souza Piovezan, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - SP

Professora da Rede Minicipal e Estadual, desde 1997 em São Paulo. Graduação em Letras e Pedagogia. Mestranda em Língua Portuguesa (PUC-SP).

Elioenai Santos Piovezan, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - SP

Mestrando em Língua Portuguesa (PUC-SP), especialista em Língua Portuguesa (Unicamp-SP), licenciado em Língua Portuguesa (Teresa Martin), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (PUC-SP), professor de Língua Portuguesa (rede estadual São Paulo).

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos