dança e invenção de liberdades
Resumo
Na década de 1970, quando as artes enfrentavam repressão e censura diante da ditadura civil-militar no Brasil, algumas experiências em dança deslocaram-se da tradição do balé clássico para lidar com temas políticos e sociais do presente. A combatividade de uma linguagem do corpo passou despercebida pela censura do governo e é ainda hoje negligenciada em estudos a respeito das artes na resistência ao regime ditatorial. Este artigo pretende observar a radicalidade e os efeitos dos trabalhos de Marilena Ansaldi e da existência do Teatro de Dança em São Paulo, entendendo-os como experiências de invenção de liberdades por meio da dança que se situam no campo da resistência política.
Palavras-chave: dança, ditadura civil-militar, resistências.
Abstract
In the 1970s, when the arts have faced repression and censorship on the civil-military dictatorship in Brazil, some experiences in dance moved from the tradition of classical ballet to deal with current political and social themes. The fight of a language of the body was unnoticed by the government censorship and is still today ignored in the studies regarding the arts as a resistance to the dictatorial regime. This article intends to remark the radicalism and the effects of Marilena Ansaldi’s work and the existence of the Teatro de Dança, in São Paulo, which lie in the field of political resistance, understanding them as experiences of invention of freedom trough the dance.
Keywords: dance, civil-military dictatorship, resistances.
Dance and invention of freedom, Sofia Osório.
Recebido em 20 de fevereiro de 2013. Confirmado para publicação em 5 de abril de 2013.