O PLANEJAMENTO COMO PROCESSO DINÂMICO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO PILOTO PARA UMA PESQUISA EXPERIMENTAL EM LINGUÍSTICA APLICADA

Cyntia Bailer, Lêda Maria Braga Tomitch, Raquel Carolina Souza Ferraz D’ely

Resumo


Este trabalho pretende trazer reflexões acerca do processo dinâmico de planejamento, quando da implementação de um estudo piloto de uma pesquisa de mestrado sobre memória de trabalho e atenção à forma e significado em leitura em língua estrangeira (inglês). Para tanto, apresentam-se contexto de investigação, objetivos, perguntas de pesquisa, instrumentos e reflexões advindas do estudo piloto. Esse movimento de aplicação, reflexão e reorganização é muito importante para o pesquisador, já que ele/a tem a oportunidade de “pôr a mão na massa” e efetivamente vivenciar momentos de coleta de dados, e, portanto, construir conhecimento para a pesquisa, advindo do estudo piloto.

Palavras-chave


estudo piloto; planejamento; método

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.