O PLANO INFERENCIAL EM ATIVIDADES ESCOLARES DE LEITURA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO

Autores

  • Diego da Silva Vargas

Palavras-chave:

ensino, leitura, inferência, cognição, livro didático

Resumo

Este trabalho visa a analisar materiais didáticos de língua portuguesa, no que diz respeito ao trabalho desenvolvido com os alunos em relação aos seus processos de inferenciação em leitura. Utilizamos as concepções de leitura derivadas dos estudos em cognição. Analisando-se três livros didáticos de 9º ano, notamos que o trabalho com as inferências geradas pelos alunos se dá de forma precária, uma vez que os livros didáticos desempenham um papel de controle em sala de aula, o que impede o desenvolvimento de um trabalho de qualidade que seja capaz de avaliar e validar o processo de inferenciação dos estudantes.

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Como Citar

Vargas, D. da S. (2012). O PLANO INFERENCIAL EM ATIVIDADES ESCOLARES DE LEITURA: O LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO. Intercâmbio, 25. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10137

Edição

Seção

Artigos