PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAIS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA POSSIBILIDADE PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Aryane Santos NOGUEIRA Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Palavras-chave:

surdez, práticas letradas multimodais, ambiente digital.

Resumo

RESUMO: Neste artigo as práticas letradas multimodais em ambiente digital são compreendidas como processos de produção de significados em que múltiplas semioses estão em interação. O objetivo do trabalho é, por meio da análise de dois vídeos produzidos por surdos e postados no YouTube, contribuir para as discussões já existentes sobre o contexto educacional de alunos surdos e a utilização de tecnologias de informação e comunicação por este grupo minoritarizado, lançando luz sobre as implicações de um olhar diferenciado para essas práticas letradas que já vem acontecendo em ambiente digital ao repensar o processo de educação de surdos.

ABSTRACT: In this paper the multimodal literacy practices in the digital environment are understood as meaning making processes in which multiple semiosis interact. The aim is, through the analysis of two videos produced by deaf and posted on YouTube, to contribute to existing discussions about the educational context of deaf students and the use of information and communications technologies by this minority group, shedding light on the implications of a different view on these literacy practices that have been taking place in the digital environment so as to rethink the process of deaf education.

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

NOGUEIRA, A. S. (2014). PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAIS EM AMBIENTE DIGITAL: UMA POSSIBILIDADE PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS. Intercâmbio, 28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/19639

Edição

Seção

Artigos