ANÁLISE DE NECESSIDADES DE ALUNOS DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O TESTE TOEFL iBT

Renata Mendes SIMÕES

Resumo


RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise de necessidades de alunos de curso preparatório para o Teste TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – Internet-based Test) elaborado por esta pesquisadora. Os dados para este estudo foram coletados por meio de um questionário aplicado a alunos em seu primeiro dia de aula, e pretendem fornecer subsídios para a reflexão sobre a importância da análise de necessidades em cursos de Inglês para Fins Específicos (ESP). Para o desenvolvimento deste estudo me apoio nos pressupostos teóricos sobre análise de necessidades em cursos de ESP de Hutchinson e Waters (1987) e Dudley-Evans e St. John (1998).

ABSTRACT: The purpose of this paper is to present the results of the needs analysis of students in a preparatory course for the TOEFL iBT Test (Test of English as a Foreign Language – Internet-based Test) designed by this researcher. The data for this study, gathered through a questionnaire given to the students on the first day of the course, intend to provide subsidies for the reflection on the importance of needs analyses in English for Specific Purposes (ESP) courses. This paper was developed based on the theoretical frame of needs analysis for ESP courses by Hutchinson and Waters (1987) and Dudley-Evans and St. John (1998).

 


Palavras-chave


Análise de necessidades; Testes de proficiência de línguas; Teste TOEFL iBT; Inglês para Fins Específicos (ESP).

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.