LEITURA E CIBERMÍDIA: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL

Mariana Castaldi ZARDINI, Juscelino PERNAMBUCO

Resumo


RESUMO: Este artigo teve como objetivo analisar um blog educativo, para verificar a sua utilidade como ferramenta auxiliar na ampliação da habilidade de leitura e escrita dos alunos na era digital. A fundamentação teórica foram as reflexões filosóficas de Bakhtin sobre as relações dialógicas e os estudos de Marcuschi (2005) e Koch (2008) sobre a organização e compreensão de textos. A metodologia consistiu na análise de postagens sobre o ensino de língua portuguesa em blog educativo de um professor. A análise comprovou que um blog educativo bem construído pode ajudar o professor na tarefa de ensinar a leitura e a escrita.

 

ABSTRACT: The objective of the present article was to analyze an educational blog to verify its usefulness as an auxiliary tool to develop the reading and writing skills of students in the digital age. Our theoretical foundation was the philosophical reflections of Bakhtin's dialogical relations and the studies from Marcuschi (2005) and Koch (2008) on text organization and comprehension. The methodology consisted of the analysis of blog posts about Portuguese language teaching in a teacher’s educational blog. Our analysis showed that a well-built educational blog can help teachers teach reading and writing.


Palavras-chave


leitura; cibermídia; gêneros textuais; blogs; aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.