MODELOS DE PRONÚNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Felipe Santos dos REIS

Resumo


RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o modelo de pronúncia subjacente à prática de dois professores de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande em aulas de inglês. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados envolvem entrevistas semiestruturadas, observação e gravação em áudio das aulas, e notas de campo. Os resultados obtidos aqui indicam que os modelos subjacentes à prática dos participantes ao abordarem a pronúncia podem ser associados ora ao falante nativo, ora ao Lingua Franca Core, modelo fonológico proposto por Jenkins (2000) que enfatiza aspectos de pronúncia considerados essenciais para a inteligibilidade de falantes não nativos em contextos internacionais.

 

ABSTRACT: This research aims at investigating the English pronunciation models underlying the practice of two teachers during their classes at a language school. The instruments used for data collection involve semi-structured interviews, observation and audio-recording of classes, and field notes. The results obtained in this study indicate that the models underlying the participants’ practice so as to teach pronunciation can be associated to both native speakers of English and also to the Lingua Franca Core, a phonological model proposed by Jenkins (2000) which puts forward pronunciation features regarded as essential for the intelligibility of non-native speakers in international contexts.


Palavras-chave


Ensino de Pronúncia; Modelos de Pronúncia; Inteligibilidade.

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