COMPREENSÃO ORAL EM L2: ASPECTOS PSICOLINGUÍSTICOS, FATORES FONÉTICO-FONOLÓGICOS E QUESTÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcia POLACZEK Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição – LIAAC, Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – PEPG em LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Palavras-chave:

Compreensão oral, percepção de fala, ensino-aprendizagem de línguas.

Resumo

Este estudo enfoca aspectos envolvidos em tarefas de compreensão oral em língua estrangeira realizadas por alunos. A análise fundamentou-se em teorias sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, nos estudos sobre a Fala e na Psicolinguística. Os resultados demonstraram que os alunos atribuíram sua dificuldade principalmente a fatores fonéticos, como taxa de elocução e reduções na fala e que processavam a informação ouvida usando seu conhecimento linguístico, bem como o conhecimento prévio sobre o assunto. 

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

POLACZEK, M. (2016). COMPREENSÃO ORAL EM L2: ASPECTOS PSICOLINGUÍSTICOS, FATORES FONÉTICO-FONOLÓGICOS E QUESTÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Intercâmbio, 31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29383

Edição

Seção

Artigos