O USO DE AMBIENTE COLABORATIVO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO DA ESCRITA NA ESCOLA

Autores

  • Carmen Teresinha BAUMGÄRTNER Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Gerson Luis MACIEL Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Práticas de letramento, Produção escrita colaborativa.

Resumo

Este artigo é relativo a uma pesquisa de Mestrado (em andamento), vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- PROFLETRAS, intitulada “O Uso de Ambiente Colaborativo Digital como Ferramenta de Produção da Escrita na Escola”. O objetivo geral consiste em depreender que ganhos a exploração de práticas letradas em ambiente virtual colaborativo podem ser obtidos para a produção de escrita na escola. Já quanto aos objetivos específicos, consistem em analisar como as interações (intervenções e diálogos) entre os alunos constroem um saber relacionado à produção de textos escritos e como o contexto digital afeta a configuração do discurso proposto.

Biografia do Autor

Carmen Teresinha BAUMGÄRTNER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras – PROFLETRAS – Nível de Mestrado Profissional, área de concentração em Linguagens e Letramento, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Cascavel. Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso e Ensino. E-mail: Carmen.baumgartner@yahoo.com.br.

Gerson Luis MACIEL, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor da Rede Pública do Estado do Paraná, aluno do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras – PROFLETRAS – Nível de Mestrado Profissional, área de concentração em Linguagens e Letramento, da UNIOESTE – Campus de Cascavel. E-mail: gersonprofletras@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

BAUMGÄRTNER, C. T., & MACIEL, G. L. (2016). O USO DE AMBIENTE COLABORATIVO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO DA ESCRITA NA ESCOLA. Intercâmbio, 33. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/30169

Edição

Seção

Artigos