A EXPRESSÃO DE INTENSIDADE EM LIBRAS

André Nogueira XAVIER

Resumo


Trabalhos acerca da expressão de intensidade nas línguas sinalizadas reportam o uso de expressões não-manuais (ENMs) e de mudanças no movimento (WILBUR; MALAIA; SHAY, 2012) e no número de mãos (JOHNSTON; SCHEMBRI, 1999; XAVIER, 2013, 2014) em sua manifestação. Este trabalho objetiva contribuir com o avanço na descrição desse processo na língua brasileira de sinais (libras), por meio da análise de 27 sinais, produzidos isoladamente em suas formas basal e intensificada por dois sujeitos surdos do sexo feminino da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que, a despeito da diversidade de recursos manuais e não-manuais, a intensificação em libras parece ser presidida pelo princípio da iconicidade.

Palavras-chave


libras; intensidade; recursos manuais; recursos não-manuais; iconicidade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.