ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Pedro Ivo SILVA Universidade Estadual de Goiás
  • Raimundo Márcio Mota de CASTRO Universidade Estadual de Goiás
  • Barbra SABOTA Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Mediação didática. Interculturalidade. Português como língua adicional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a mediação didática intercultural no ensino de português como língua adicional, com base nos tópicos interculturais ‘gestos’ e ‘vestuário’ evidenciados em uma entrevista semiestruturada com um estudante nigeriano residente no Brasil. Para isso, observamos os pressupostos teóricos de pesquisa de natureza qualitativa e ‘estudo de caso’, bem como as discussões referentes ao multiculturalismo e à interculturalidade. Na análise interpretativa da entrevista, percebemos a intrínseca ligação entre língua e cultura por meio dos pontos de contato cultural conflitantes do estudante, os quais pareceram ser motivacionais em sua aprendizagem sobre a língua portuguesa. Consideramos, com isso, que a mediação didática intercultural pode ser capaz de otimizar a aprendizagem dessa língua – ou outra adicional – em seus aspectos linguísticos e culturais.

 

Biografia do Autor

Pedro Ivo SILVA, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do PPG-IELT - Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Raimundo Márcio Mota de CASTRO, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias.

Barbra SABOTA, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Linha de pesquisa: Linguagem e representações sociais.

 

Downloads

Publicado

2017-07-04

Como Citar

SILVA, P. I., CASTRO, R. M. M. de, & SABOTA, B. (2017). ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO INTERCULTURAL. Intercâmbio, 34. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/33525

Edição

Seção

Artigos