BILINGUISMO PRECOCE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA GENÉTICA: RESENHA DE LITERATURA

Autores

  • Elizabete Villibor Flory
  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Palavras-chave:

Bilinguismo, Desenvolvimento infantil, Assimilação cultural.

Resumo

O Bilinguismo Precoce tem influências sobre o desenvolvimento infantil, mas não de forma simples e unilateral. Apresentamos um levantamento de pesquisas, organizadas em três grupos: vantagens, desvantagens e diferenças, comparando-se o desempenho de bilíngues e monolíngues. De modo geral, as vantagens referem-se a antecipações em aspectos específicos do desenvolvimento cognitivo, como controle inibitório e percepção metalingüística. As diferenças referem-se a âmbitos em que características específicas entram em cena, como a mudança de código. As desvantagens referem-se a determinados contextos nos quais o Bilinguismo se dá, à valorização das línguas e à proficiência do sujeito – e não ao Bilinguismo em si.

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Como Citar

Flory, E. V., & Souza, M. T. C. C. de. (2010). BILINGUISMO PRECOCE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA GENÉTICA: RESENHA DE LITERATURA. Intercâmbio, 19. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3529

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Artigos