APRENDIZAGEM NEURONAL NA ALFABETIZAÇÃO PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS DA LEITURA E ESCRITA

Leonor Scliar Cabral

Resumo


Os recentes avanços das neurociências sobre o processamento da leitura demonstram que os neurônios da região occípito-temporal ventral do hemisfério esquerdo precisam ser reciclados a fim de de aprenderem como reconhecer a palavra escrita. As descobertas das neurociências sobre o processamento da leitura nos ajudam a entender as dificuldades iniciais com as quais as crianças se defrontam quando buscam aprender os traços das letras: eles também esclarecem a diferença entre as crianças que apresentam dificuldades tais como a dislexia.

Palavras-chave


leitura; aprendizagem; neurociências; dislexia

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.