APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ITALIANA EM TANDEM VIA MSN Messenger: HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

Cássia Regina Migliorança

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conhecimento linguístico-discursivo construído em uma experiência de ensino-aprendizagem em prática de tandem via MSN Messenger, e histórias de construção de identidade emergentes nesta prática. O estudo foi fundamentado nos pressupostos teóricos sobre ensinoaprendizagem de línguas em prática de tandem, em concepções de língua e no conceito de identidade. As análises foram desenvolvidas por meio da composição de sentidos, conforme Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001), e possibilitaram perceber uma relação entre a cultura relacionada ao idioma estudado, a construção do conhecimento lingüístico-discursivo e a reconstrução da identidade pessoal.

Palavras-chave


tandem, pesquisa narrativa, ensino-aprendizagem, língua, identidade

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.