APRENDIZADO MOVIDO POR DADOS PARA INICIANTES: O USO DE CORPUS DE APRENDIZES PARA O ESTUDO DA ORDEM DO ADJETIVO EM LÍNGUA INGLESA

Lílian Figueiró Teixeira, Rove Luiza de Oliveira Chishman

Resumo


No ensino de língua estrangeira, há uma crescente tendência de valorização do estudo da linguagem autêntica através de metodologias que conferem ao aprendiz um papel central. Este trabalho objetiva utilizar um desses métodos, o Aprendizado Movido por Dados, para a análise da ordem dos adjetivos em inglês e para a elaboração e a aplicação de atividades pedagógicas voltadas para aprendizes iniciantes. Optamos por uma proposta envolvendo um corpus de aprendizes, constituído por produções dos alunos, cujas ocorrências foram comparadas com as produzidas por falantes nativos tanto na fase de análise quanto na elaboração e na aplicação das atividades pedagógicas.

Palavras-chave


Lingüística de Corpus; ensino de língua estrangeira; corpus de aprendizes; ordem do adjetivo em língua inglesa

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.