REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Solange Maria Sanches GERVAI Universidade Paulista/São Paulo-Brasil

Palavras-chave:

língua estrangeira, professores, formação, globalização.

Resumo

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, com maior possibilidade de inter-relação entre diferentes sociedades. Estamos diante de variados desafios apresentados pela multiplicidade cultural. Assim como Alvarez (2015), entre outros pesquisadores, acreditamos que as diferenças culturais podem operar positivamente, como janelas através das quais os indivíduos podem se conhecer, com potencial para desenvolverem uma avaliação crítica de si mesmos e dos outros. Vemos como fundamental uma educação que busque a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), pois entendemos que pode ser instrumento fundamental para auxiliar essa compreensão dos modos de ser dos outros e elemento central do próprio processo de autoidentificação. Assim, este trabalho, fruto de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental e Médio em São Paulo (Brasil), tem o objetivo de discutir como os professores dessa escola possibilitam o trabalho crítico de aprendizagem de língua estrangeira, visando contribuir para uma reflexão sobre o que ocorre com o ensino de LE na escola pública brasileira.

Biografia do Autor

Solange Maria Sanches GERVAI, Universidade Paulista/São Paulo-Brasil

É Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde ministra aulas de Linguística, entre outras disciplinas da área de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira e formação de professores. É coordenadora do curso de Letras do campus de Alphaville, São Paulo, onde também exerce a função de ouvidora. 

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

GERVAI, S. M. S. (2018). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36661

Edição

Seção

Artigos