GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Karlene do Socorro da Rocha Campos, Daniela Carnaúba Benedito

Resumo


Neste trabalho, refletimos sobre a contribuição de elementos de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa. Pressupomos que, por meio de uma organização gamificada, propicia-se o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, criando-se uma realidade virtual em que é possível atuar, personificar, arquitetar, tecer e desvendar sentidos. Fundamentamo-nos em estudos sobre leitura e gamificação e ilustramos nossas reflexões em atividades de uma disciplina que trata da aprendizagem por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, desenhada para alunos do primeiro ano de um curso de graduação em Letras.  Constatamos que, de fato, elementos do universo de games podem ser utilizados por professores de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da competência leitora dos disc


Palavras-chave


estratégias de leitura; gamificação e ensino de leitura; aprendizagem de leitura.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.