INTELIGIBILIDADE DE PRONÚNCIA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS: UM CORPUS DE PEQUENO PORTE

Neide Cesar CRUZ

Resumo


Este artigo apresenta um corpus de pequeno porte, contendo palavras pronunciadas espontaneamente por aprendizes brasileiros de inglês, que impediram a inteligibilidade de suas falas para ouvintes nativos. Os vocábulos são derivados dos resultados de cinco estudos que investigaram a inteligibilidades da pronúncia do falar em inglês de brasileiros. O corpus pode auxiliar professores que seguem o Princípio da Inteligibilidade (LEVIS, 2018), guiando-os na definição de suas prioridades pedagógicas, assim como ser usado em exercícios de pronúncia, para ilustrar aspectos do inglês falado por brasileiros que realmente impediram a inteligibilidade de suas falas para ouvintes nativos.


Palavras-chave


pronúncia; inteligibilidade; aprendiz brasileiro de inglês; corpus

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.