ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: REFORMADO OU DEFORMADO?

Autores

  • Shayane França LOPES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, reforma do ensino médio, relação público x privado.

Resumo

Estes escritos abordam a relação existente entre práticas discursivas e parte das propostas de Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos são: identificar diálogos entre Reforma e BNCC, estabelecendo os nexos entre Lei 13.415/2017 e Base, assim como verificar quais são os dispositivos de controle utilizados para o processo de mercadização do ensino público brasileiro e quais são suas implicações no cenário educacional do país. O marco teórico utilizado parte do referencial da Análise do Discurso e considera as noções de enunciado e de discurso (Maingueneau, 2008). Os resultados apontam para a despublicização do ensino brasileiro.

Biografia do Autor

Shayane França LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora na Universidade Federal Fluminense e na SEEDUC-RJ. Doutorado em andamento em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense e mestrado pela mesma universidade; especialização em Educação Especial Inclusiva, pela Universidade Cândido Mendes - Instituto AVM; MBA DGA em Gestão de Pessoas, pela Universidade Federal Fluminense, e graduação em Letras pela UFF. Já atuou como professora e coordenadora de área no Colégio Salesiano Região Oceânica e instrutora especializada no SENAI, ministrando cursos de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Redação Empresarial na Petrobras.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

LOPES, S. F. (2019). ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: REFORMADO OU DEFORMADO?. Intercâmbio, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42454

Edição

Seção

Artigos