ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR

Margarete Gonçalves Macedo de CARVALHO

Resumo


Este artigo apresenta uma das ações do Projeto Permanência e Êxito, desenvolvido no IFSC – Campus São Miguel do Oeste, a Oficina de Estratégias de Leitura, “Leio, logo entendo”, cujo objetivo é ensinar aos alunos estratégias metacognitivas que os auxiliem na compreensão leitora. De base psicolinguística, ela tem como metodologia o ensino direto de uso de estratégias metacognitivas na leitura de textos expositivos. As avaliações da ação, desenvolvida em 2017, indicaram benefícios imediatos na compreensão leitora dos participantes, e, em médio e longo prazo, espera-se sua ampliação, favorecendo o desempenho nas várias disciplinas e, consequentemente, sua permanência e êxito escolar.


Palavras-chave


compreensão leitora; metacognição; ensino-aprendizagem; permanência e êxito.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.