TRABALHANDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DE SÉRIES: PROPOSTAS DIDÁTICAS COM “LA CASA DE PAPEL” E “EL MINISTERIO DEL TIEMPO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, variedades do espanhol, séries de TV

Resumo

Neste artigo abordam-se algumas questões das variedades do espanhol na formação inicial de professores (MORENO FERNÁNDEZ, 2007) por meio das séries “La Casa de Papel” e “El Ministerio del Tiempo”. Focalizam-se aspectos socioculturais relacionados ao contraste entre variedades urbanas de prestígio e desprestigiadas (MORENO FERNÁNDEZ, 2009; BAGNO, 2013) e aspectos sociohistóricos da variação pronominal (FONTANELLA DE WEINBERG, 1999; JONGE; NIEUWENHUIJSEN, 2009). Objetiva-se, além de ensinar sobre aspectos linguísticos do espanhol, refletir sobre eles e sua prática no ensino-aprendizagem da língua, possibilitar ao estudante contato com mostras de língua oral não didatizadas, por meio de recursos digitais de fácil acesso.

Biografia do Autor

Daniel MAZZARO, Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. 

Mariana RUAS, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente é professora Adjunta I do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol da Universidade Federal de Viçosa. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-05

Como Citar

MAZZARO, D., & RUAS, M. (2019). TRABALHANDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DE SÉRIES: PROPOSTAS DIDÁTICAS COM “LA CASA DE PAPEL” E “EL MINISTERIO DEL TIEMPO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. Intercâmbio, 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42760

Edição

Seção

Artigos