A CLÍNICA DE LINGUAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O AFÁSICO E O LUTO

Michelly Daiane de Souza Gaspar CORDEIRO, Maria Francisca LIER-DEVITTO

Resumo


No trabalho clínico com afásicos o fonoaudiólogo depara-se com um paciente sobre efeito de um antes e depois do acontecimento neurológico, e, portanto, com um sofrimento diante de uma nova condição linguística. O luto pela perda de uma posição na linguagem é vivenciado e tem efeitos no atendimento fonoaudiológico. O drama subjetivo instaurado pela afasia é uma questão teórica articulada ao luto que merece refinamento. Sendo assim, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o afásico na Clínica de Linguagem e o enfrentamento de um luto diante de sua nova condição linguística/subjetiva.


Palavras-chave


afasia; luto; fonoaudiologia; clínica de linguagem

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.