SISTEMATIZAÇÃO DAS ORAÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Jordão Joanes Dantas da SILVA Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-4194-2470
  • Maria Medianeira de SOUZA Universidade Federal de Pernambuco
  • Anderson Alves de SOUZA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

linguística sistêmico-funcional, sistema de TRANSITIVIDADE, português brasileiro, verbo dar.

Resumo

Nosso objetivo é descrever as orações com a forma verbal dar no português brasileiro de acordo com o sistema de transitividade proposto por Halliday e Matthiessen (2004). As orações tomadas como base para o estudo são extraídas do corpus C-ORAL-BRASIL e submetidas a testes de reexpressão para a distinção de sentidos e a consequente sistematização. A pesquisa aponta para uma diversidade de usos do verbo dar e para a possibilidade de estudos sistêmicos direcionados a um ou mais verbos que se propagam (ou não) em diferentes regiões do sistema de transitividade.

Biografia do Autor

Jordão Joanes Dantas da SILVA, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do curso de Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa) da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente desenvolve estudos voltados para a descrição sistêmico-funcional da léxico-gramática da língua portuguesa.

Maria Medianeira de SOUZA, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisadora em Linguística, atuando principalmente em descrição do Português, com base nos estudos funcionalistas da linguagem. Membro do Grupo SAL/Brasil; do GPET/UERN; e do ELU/UFRPE. Co-autora do Livro Transitividade e seus contextos de uso, com Maria Angélica Furtado da Cunha (2011 - 2ed.). Autora de capítulos e artigos em Linguística sistêmico-funcional e Linguística sistêmico-funcional e interfaces. Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras - UNIFESP-Guarulhos, 2018-2019.

Anderson Alves de SOUZA, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras Ingles pela Universidade Federal de Santa Catarina(2000), mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina(2003) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina(2008). Atualmente é Professor Adjunto Concursado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Hinos nacionais, Avaliatividade, Gênero, Transitividade, Lingüística Sistêmico-Funcional.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

SILVA, J. J. D. da, SOUZA, M. M. de, & SOUZA, A. A. de. (2019). SISTEMATIZAÇÃO DAS ORAÇÕES COM O VERBO DAR NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Intercâmbio, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42886

Edição

Seção

Artigos