CONTRIBUIÇÃO AOS METODOS PARA AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO PROSÓDICA : O CASO DOS ENUMERATIVOS EM ITALIANO

Antonio ROMANO

Resumo


Uma idéia implícita na maioria dos métodos de anotação da entoação é que a análise da caracterização prosódica de um enunciado pode variar  em função de uma variável acústica associada a posições nucleares. Essa idéia não é conflitante com a evidência de que os valores localizados estejam correlacionados com os de outras variáveis e dependam das hierarquias prosódicas e das restrições textuais. Além disso, enquanto as análises fonológicas deixam as propriedades funcionais emergirem, a observação das reais produções mostram dimensões de variação que podem ser predominantes em atos de fala individuais. Baseado nessas premissas, visto que não se encontra um consistente levantamento da variação linguística que afeta a prosódia da enumeração em Italiano, este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão de uma seleção de amostras de fala neutra coletada da mídia. 

 

Palavras-chave


Enumeração, Prosódia da Fala, Linguagem da Mídia, Padronização da Informação em Italiano.

Texto completo:

PDF (Français (Canada))

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.