PROSÓDIA NO FALAR DE UM SANTISTA: UM ESTUDO FONÉTICO- ACÚSTICO

Alice Rodrigues CROCHIQUIA, Lívia Lapastina SILVA, Gaya Peres GREGÓRIO, Sandra MADUREIRA

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os aspectos entoacionais na produção de enunciados declarativos e interrogativos totais neutros terminados em palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas produzidos por um falante da cidade de Santos, no litoral paulista. Este trabalho está inserido no projeto AMPER-POR (Atlas Prosódico Multimídia das Línguas Românicas – Língua Portuguesa) e tem o intuito de contribuir para a descrição dos padrões entoacionais de variedades da língua portuguesa. Os resultados das análises indicam que os padrões de contorno de frequência fundamental e de alinhamento de pico de f0 em vogais tônicas de palavras finais em enunciados nas modalidades declarativa e interrogativa são diferenciados.


Palavras-chave


Entoação; Geoprosódia; Sociofonética; AMPER.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.