ENUNCIADOS DECLARATIVOS E INTERROGATIVOS NO FALAR DE UM SUJEITO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: UM ESTUDO ACÚSTICO

Astrid Mühle Moreira FERREIRA, Paula da Costa CANTON, Andrea SOUZA, Zuleica CAMARGO, Sandra MADUREIRA

Resumo


A presente pesquisa visa contribuir, dentro do projeto AMPER-POR, para a análise dos aspectos entoacionais de enunciados declarativos e interrogativos, terminados por palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Foi realizado um estudo fonético-acústico de produções de fala de um locutor masculino, natural e residente do município de São José do Rio Preto. A análise dos padrões entoacionais indicou semelhança com outras pesquisas em relação à diferenciação entre enunciados declarativos e interrogativos, sendo o contorno de frequência fundamental (F0) a característica acústica que melhor representa essa diferenciação. Diferenças de alinhamento do pico de F0 na vogal tônica da palavra final dos enunciados também foram encontradas e correlacionadas com efeitos de sentido assertivos e inquisitivos.


Palavras-chave


Prosódia; Entoação; AMPER-POR; Português Brasileiro; Análise Acústica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.