ENUNCIADOS DECLARATIVOS E INTERROGATIVOS NO FALAR DE UM SUJEITO DE SOROCABA: UM ESTUDO FONÉTICO-ACÚSTICO

Juliana Andreassa da LOMBA, Maria da Piedade Soares CÓSTOLA, Mario Augusto de Souza FONTES, Sandra MADUREIRA

Resumo


Este trabalho é desenvolvido no âmbito do projeto AMPER-POR (Atlas Prosódico Multimídia do Espaço Românico para o Português) que estuda a variação prosódica de amostras de fala em variedades da língua português. Foram analisados enunciados declarativos e interrogativos em amostras de fala de um falante masculino oriundo da cidade Sorocaba no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados contemplam as diferenças entre os contornos entoacionais dos enunciados declarativos e interrogativos, a relação entre os padrões entoacionais e de acentuação, a evolução dos parâmetros acústicos ao longo dos segmentos vocálicos dos enunciados e o alinhamento do pico de f0 na última palavra desses enunciados. Foi constatada a relevância do movimento final de f0 e do alinhamento do pico de f0 para a distinção entre enunciados declarativos e interrogativos.


Palavras-chave


Entoação; Variação prosódica; Sociofonética; AMPER.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.