O PROFESSOR E A PÓLIS: INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA E NA CIDADE

Autores

  • Míria Gomes de Oliveira

Palavras-chave:

INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE, EDUCAÇÃO, LINGUAGEM.

Resumo

O texto discute debates em torno da construção de uma “cidade inclusiva”, entre professores e formadores durante reuniões de formação em serviço em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Baseamo-nos no conceito de práxis (Freire: 1971), na idéia de dano (Ranciére: 1996) e na dimensão política da linguagem (Mey: 2000). Nosso objetivo é apontar discursos que “unem” ou “separam” cidadãos em suas vidas cotidianas quando se referem à polis- a dimensão política da cidade que coloca todos os cidadãos em pontos equidistantes em relação às formas de poder. A análise das interações mostra discursos inclusivos/excludentes, deixando marcada a hibridez constitutiva dos sujeitos.

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Como Citar

Oliveira, M. G. de. (2010). O PROFESSOR E A PÓLIS: INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA E NA CIDADE. Intercâmbio, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4450

Edição

Seção

Artigos