“PRA UMA AULA QUALQUER, HÁ UM PROFESSOR QUALQUER”: PERFORMANCE IDENTITÁRIA, ENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DA FACTUALIDADE EM NARRATIVAS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Talita de Oliveira

Palavras-chave:

narrativas orais, performance, identidade, instituição.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a performance identitária de um professor que, por meio do uso de narrativas, constrói credibilidade para seu relato e envolvimento com sua audiência durante uma reunião de professores. Nesse contexto, constrói-se como um profissional comprometido com seu trabalho e denuncia as incoerências do discurso institucional a partir de um depoimento carregado de um sentimento de injustiça. O estudo pauta-se em uma perspectiva sóciodiscursiva da narrativa e entende que a dinâmica das performances tecidas via padrões narrativos em contextos institucionais muito podem contribuir para o melhor entendimento acerca do que é estar no mundo social.

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Como Citar

Oliveira, T. de. (2010). “PRA UMA AULA QUALQUER, HÁ UM PROFESSOR QUALQUER”: PERFORMANCE IDENTITÁRIA, ENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DA FACTUALIDADE EM NARRATIVAS INSTITUCIONAIS. Intercâmbio, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4465

Edição

Seção

Artigos