MULTIMODALIDADE EM ABERTURAS DE CAPÍTULOS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Alexandre Passos BITENCOURT, Orlando VIAN JR

Resumo


Este texto objetiva descrever e analisar aspectos da multimodalidade em um livro didático de Língua Portuguesa aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático. Mais, especificamente, investiga como ocorre a integração intermodal proposta por Painter, Martin e Unsworth (2013), no layout de abertura de capítulos, e como tais aspectos podem contribuir para promover o letramento visual-multimodal dos alunos. Os resultados revelam que o Livro Didático (LD) possui um vasto potencial de elementos multimodais que podem ser explorados nas aulas de Língua Portuguesa como fonte para o ensino-aprendizagem, principalmente, da leitura de imagens.


Palavras-chave


Multimodalidade; Linguística Sistêmico-Funcional; Livro Didático; Ensino de Português

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.