O GÊNERO TESTE DO ENEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS ITENS

Amanda Petry RADÜNZ, Patrícia MARCUZZO

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da estrutura de 40 itens de Língua Inglesa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gênero (ACG) (MEURER, 2002; 2004; 2005; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; 2008). A análise se dedicou aos textos-base, aos enunciados e às alternativas de resposta dos itens. Os resultados apontam que a maioria dos itens explora a leitura de notícias, anúncios, e letras de música. Os enunciados primeiramente apresentam uma contextualização, e, então, juntamente com as alternativas de resposta, apresentam um comando.


Palavras-chave


ENEM; Língua Inglesa; Análise Crítica de Gênero

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.