O GÊNERO TESTE DO ENEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS ITENS

Autores

  • Amanda Petry RADÜNZ Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Patrícia MARCUZZO Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Palavras-chave:

ENEM, Língua Inglesa, Análise Crítica de Gênero

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da estrutura de 40 itens de Língua Inglesa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gênero (ACG) (MEURER, 2002; 2004; 2005; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2005; 2008). A análise se dedicou aos textos-base, aos enunciados e às alternativas de resposta dos itens. Os resultados apontam que a maioria dos itens explora a leitura de notícias, anúncios, e letras de música. Os enunciados primeiramente apresentam uma contextualização, e, então, juntamente com as alternativas de resposta, apresentam um comando.

Biografia do Autor

Amanda Petry RADÜNZ, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Letras pela UFSM.

Patrícia MARCUZZO, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Professora Adjunto 4 do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no curso de graduação em Letras-Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFSM).

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

RADÜNZ, A. P., & MARCUZZO, P. (2019). O GÊNERO TESTE DO ENEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS ITENS. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44973

Edição

Seção

Artigos