ANÁLISE PRELIMINAR DE EXPRESSÕES NÃO-MANUAIS LEXICAIS NA LIBRAS

Autores

  • André Nogueira XAVIER Universidade Federal do Paraná – UFPR

Palavras-chave:

libras, expressões não-manuais, léxico

Resumo

Brennan (1992) propôs a inclusão das expressões não-manuais, ENM, no rol dos primitivos fonológicos das línguas sinalizadas, por observar, em alguns sinais da língua de sinais britânica, sua distintividade e obrigatoriedade. O presente trabalho objetivou realizar uma análise preliminar das ENM lexicais da libras, ainda pouco exploradas (SOUZA, 2014). Para isso, foram coletados 368 sinais do banco de dados de Xavier (2006), construído com base no dicionário de Capovilla e Raphael (2001). Embora os resultados sugiram que nem todas as ENM analisadas sejam, de fato, lexicais, eles apontam algumas características interessantes a seu respeito. Predominaram na amostra investigada ENM produzidas por mais de um articulador e sem mudanças em sua configuração durante a realização do sinal. Além disso, semelhantemente a outras línguas sinalizadas, foram poucos os casos em que as ENM são o único elemento distintivo. Entretanto, foram mais frequentes os casos em que elas são relacionadas ao significado do sinal e em que são articuladas por partes inferiores da face, como esperado para ENM lexicais.  

Biografia do Autor

André Nogueira XAVIER, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Atualmente é professor do curso de letras-libras da UFPR. Desde o mestrado, trabalha com fonética/fonologia da libras, especificamente, com variação articulatória livre e motivada por coarticulação e modificação de parâmetros articulatórios para a expressão de intensidade. Tem desenvolvido pesquisa sobre iconicidade, metáforas e modais em línguas sinalizadas com base em correntes linguísticas cognitivista e funcionalista.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

XAVIER, A. N. (2019). ANÁLISE PRELIMINAR DE EXPRESSÕES NÃO-MANUAIS LEXICAIS NA LIBRAS. Intercâmbio, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44974

Edição

Seção

Artigos