Prevalência de quedas em idosos institucionalizados no Brasil: uma revisão integrativa.

Autores

  • Isis Grasielle Evangelista Soares Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA).
  • Viviane Rech Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p47-61

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Acidentes por Quedas, Instituição de Longa Permanência para Idosos

Resumo

O objetivo da realização deste artigo foi o de conhecer a produção de conhecimento científico atrelado à prevalência de quedas em idosos institucionalizados no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de 2005 a 2015, referente a artigos publicados em inglês e português. A seleção foi baseada entre cruzamentos dos descritores: saúde do idoso, acidentes por quedas, instituição de longa permanência para idosos e qualidade de vida, nas bases de dados: Lilacs, Medline, PEDro e SciELO. Na amostra final foram selecionados 7 artigos, sendo 4 do Sul e 3 do Sudeste. A partir do levantamento dos estudos, identificou-se que de modo geral os artigos trabalharam na perspectiva de quantificar a prevalência de quedas dos idosos residentes em ILPI, traçar o perfil desses idosos e os possíveis fatores associados às quedas. De acordo com a análise dos artigos observa-se a que a ocorrência de quedas na população idosa residente em ILPI é alta.

 

Biografia do Autor

Isis Grasielle Evangelista Soares, Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA).

Acadêmica de Fisioterapia. Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA), Brasil.  Bolsista PIBIC-CNPq.

 

Viviane Rech, Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA), Brasil.

Docente e pesquisadora, Professora Doutora do Curso Fisioterapia da Universidade de Salvador (UNIFACS). Salvador (BA), Brasil.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Soares, I. G. E., & Rech, V. (2015). Prevalência de quedas em idosos institucionalizados no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 47–61. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p47-61

Edição

Seção

Artigos