O papel do bacharel em Gerontologia na Universidade da Terceira Idade: um relato de experiência

Autores

  • Paula Fernanda Carlos da Silva Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.
  • Stephanie Martins de Faria Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.
  • Isadora Costa Carriço Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.
  • Francine Golghetto Casemiro Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.
  • Fernanda Nascimento Costa Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.
  • Paula Costa Castro Departamento de Gerontologia da UFSCar, São Carlos (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial19p149-165

Palavras-chave:

Envelhecimento saudável, Universidade da Terceira Idade, Gerontólogo.

Resumo

Este artigo apresenta o relato da experiência do Bacharel em Gerontologia em uma Universidade da Terceira Idade em município do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Tem o objetivo de descrever a atuação deste profissional neste contexto e discutir sobre os diferentes modelos de universidades da terceira idade em diferentes partes do mundo.  Uma revisão sistemática duplo-cega da literatura atual disponível foi realizada e sintetizada. Além disso, a experiência de plano de gestão do gerontólogo é descrita e comentada, embasando sua atuação nas Universidades da Terceira Idade.

 

Biografia do Autor

Paula Fernanda Carlos da Silva, Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Discente no Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Stephanie Martins de Faria, Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Discente no Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Isadora Costa Carriço, Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Francine Golghetto Casemiro, Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Fernanda Nascimento Costa, Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

 

Paula Costa Castro, Departamento de Gerontologia da UFSCar, São Carlos (SP), Brasil.

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos; Docente adjunta do Departamento de Gerontologia da UFSCar, São Carlos (SP), Brasil.

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Publicado

2015-02-28

Como Citar

Silva, P. F. C. da, Faria, S. M. de, Carriço, I. C., Casemiro, F. G., Costa, F. N., & Castro, P. C. (2015). O papel do bacharel em Gerontologia na Universidade da Terceira Idade: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial19), 149–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial19p149-165