Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Kalíope. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. ISSN 1808-6977?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Revista Kalíope - ISSN 1808-6977

PPG Literatura e Crítica Literária - PUC-SP

 

Kalíope recebe artigos sobre literatura e crítica literária, sem restrições de enfoque ou de vertente teórico-metodológica. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, e devem, obrigatoriamente, atender as seguintes normas:

 

1. Os artigos devem ser inéditos e originais, não devendo estar em avaliação para publicação em outra revista. A republicação poderá ser autorizada somente em periódicos estrangeiros e em livros.

 

2. Os artigos devem ser redigidos e salvos em arquivo Word, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1.5, alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, direita, superior e inferior), parágrafos e alíneas com recuo de 1.25 cm.

 

3. Os artigos devem ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas (A4), incluindo referências e anexos.

 

4. Resenhas sobre literatura ou textos teóricos devem ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, devendo apenas abordar livros publicados nos últimos 30 meses. Com exceção do número de páginas, as mesmas diretrizes de formatação e normalização indicadas para os artigos se aplicam às resenhas. Somente serão aceitas resenhas críticas, que englobem novas reflexões e perspectivas de análise, além do simples resumo da obra.

 

5. A submissão dos originais deve ser feita por meio de cadastro online completo em http://revistas.pucsp.br/index.php/kaliope/about/submissions#onlineSubmissions

 

6. Os originais devem também conter os seguintes dados, obedecendo à sequência indicada:

 

a)    título em português, com sua tradução para o inglês.

 

b)     resumo – o texto deverá vir acompanhado de um resumo (no mínimo 50 palavras e no máximo 100 palavras) em português e de um resumo (abstract) em inglês. O primeiro resumo, na língua do artigo, precisa ser colocado depois do título do artigo e o resumo em inglês (abstract) deve ser colocado entre o fim do artigo e as referências.

 

c)    palavras-chave – em português e em inglês (no máximo cinco e separadas por ponto e vírgula).

 

7. Apresentar as referências bibliográficas conforme ABNT NBR 6023, em ordem alfabética, no final do texto, conforme alguns exemplos:

 

a)    Livro com um autor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

b)    Livro com dois autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome & SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

c)     Livro a partir de 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

d)    Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado. - caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

 

e)    Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico (em itálico), volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.

 

f)     Anais: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).

 

g)    Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

 

h)    Tese: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

 

8. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando necessário, conforme o exemplo: (NUNES, 2008, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página.

 

9. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, tamanho 11 e entrelinha simples, separando-as do corpo do texto com um espaço antes e outro depois. As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “.....”.

 

10. Usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

 

11. As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

 

12. Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

 

13. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

14. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão informadas aos autores bem como os trabalhos que não forem aprovados pelos pareceristas para publicação.

 

15. Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores durante o processo. Isto exige que autores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: 1) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação do autor. 2) Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor - possibilitando, portanto, sua identificação - as citações no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas devem vir como nos exemplos a seguir. Exemplo: AUTOR (2004); AUTOR (2009). 3) Em documentos do Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades> Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança ou Detalhes > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

O artigo é de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

A identificação de autoria deste artigo submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autorizo a Revista Kalíope a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original e que não está sendo submetida a outro editor para publicação.

 

Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Kalíope serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Kalíope.  Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.