Tradições de luta sindical e emergência do movimento de desempregados na Argentina

Autores

  • Davisson C. C. de Souza Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Programa de Investigación sobre el Movimiento de la Sociedad Argentina (Pimsa).

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i23.18930

Palavras-chave:

Sindicalismo. Movimento de desempregados. Argentina. Ação sindical.

Resumo

O artigo explora a relação entre o sindicalismo e a emergência dos movimentos de desempregados na Argentina na segunda metade da década de 1990. Com um referencial teórico marxista, explora o potencial explicativo do conceito de superpopulação relativa e analisa os protestos de desempregados como parte constitutiva do movimento operário. Apresenta uma análise de conjuntura do sindicalismo e interpreta criticamente a visão de que este estaria dando lugar a “novos movimentos sociais”. A hipótese central do trabalho é de que ditas organizações são herdeiras da tradição de lutas operárias no país. Para desenvolver esta idéia utiliza a teoria da ideologia e protesto social do historiador britânico George Rudé por meio de seus conceitos de ideologias inerentes e derivadas.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

C. C. de Souza, D. (2009). Tradições de luta sindical e emergência do movimento de desempregados na Argentina. Lutas Sociais, (23), 43–54. https://doi.org/10.23925/ls.v0i23.18930