Althusserianismo e luta armada na Argentina: a experiência do zaratismo

Autores

  • Marcelo Starcenbaum Doutorando da Universidad Nacional de La Plata / Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales - Comisión Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (UNLP/IdIHCS-CONICET), La Plata, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25750

Palavras-chave:

Althusser, luta armada, Argentina, recepção.

Resumo

Um dos espaços mais importantes em que althusserianismo foi recepcionado na Argentina era o chamado zaratismo, uma tendência que fez a transição do Partido Comunista para a organização armada Argentinas Forças Argentinas de Libertação. Neste trabalho, propomos uma análise das relações estabelecidas dentro desse experiências entre os traços característicos da althusserianismo – a ruptura epistemológica na obra de Marx, prática teórica, o conceito de formação econômica e social – e à desenvolvimento de uma estratégia para a Argentina –crítica para teorismo e oportunismo, atualizaçãó da teoria da guerra com a situação nacional, conjugação correta entre conceitos teóricos e realidades concretas.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Starcenbaum, M. (2014). Althusserianismo e luta armada na Argentina: a experiência do zaratismo. Lutas Sociais, 18(33), 172–188. https://doi.org/10.23925/ls.v18i33.25750