O retorno a campo do racismo, uma questão de fervorosa atualidade

Autores

  • Pietro Basso Professor associado do Departamento de Filosofia e Patrimônio Cultural da Università Ca’ Foscari, Veneza, Itália.

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25758

Palavras-chave:

Raça, racismo, etnização, nacionalismo.

Resumo

O retorno em campo e a agudização do racismo são constatados e analisados a partir daperspectiva crítica aos fundamentos sociais desse fenômeno, em sua base quadrangularde atuação: opressão de classe, opressão de raça, opressão de nação, opressão de sexo.Discute-se por que a categoria raça é ainda hoje plena de significado e tem importância, sejapara o entendimento das raízes, das componentes ideológicas e das práticas do racismo, sejapara o seu enfrentamento pelas lutas antirracistas. Problematiza-se a oposição esquemáticaentre o velho e o novo racismo, bem como o nexo entre racismo e nacionalismo. No centrodesse debate, encontram-se questões atuais como a “etnização” dos povos não-brancos depaíses periféricos, a criminalização da imigração, a compressão dos salários e dos direitos dostrabalhadores.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Basso, P. (2015). O retorno a campo do racismo, uma questão de fervorosa atualidade. Lutas Sociais, 19(34), 70–86. https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25758