Violência agrária e desmatamento: corolários das políticas de Estado e das lutas sociais no sudeste paraense

Autores

  • Célia Congílio UNIFESSPA
  • Carla Silveira Moraes UNIFESPA

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v20i37.33124

Palavras-chave:

Estado, desmatamento, conflitos agrários, resistência camponesa

Resumo

O sudeste do Pará, alvo de grandes projetos de desenvolvimento capitalista, tem se destacado há anos por indicadores alarmantes de assassinatos no campo. Faremos considerações acerca de como os conflitos agrários se inserem na contemporaneidade e como estes se inter-relacionam com o desmatamento. É preciso ressaltar a atuação do Estado diante das questões ambientais e dos conflitos agrários regionais. Nossa principal fonte de pesquisa tem sido a história oral dos camponeses e o levantamento de dados sobre conflitos agrários e formas de resistência, relacionando tais dados com os índices de desmatamento nas áreas pesquisadas.

Biografia do Autor

Célia Congílio, UNIFESSPA

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP e docente da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia (PDTSA) da UNIFESSPA, Marabá-PA, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mudança Social no Sudeste Paraense (GEPEMSSP).

Carla Silveira Moraes, UNIFESPA

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus de Marabá-PA, Brasil. Bolsista PIBIC-CNPq/UNIFESSPA (2015) e membro do GEPEMSSP.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Congílio, C., & Moraes, C. S. (2016). Violência agrária e desmatamento: corolários das políticas de Estado e das lutas sociais no sudeste paraense. Lutas Sociais, 20(37), 155–167. https://doi.org/10.23925/ls.v20i37.33124