Alterações nas expressões da questão social da população em situação de rua

Autores

  • Verônica Martins Tiengo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v22i41.46690

Palavras-chave:

População em situação de rua, capitalismo, superpopulação relativa, classe trabalhadora.

Resumo

Este artigo discute a formação da população em situação de rua, sua vinculação ao modo de produção capitalista e suas alterações, do capitalismo comercial ao capitalismo neoliberal (desenvolvido no Brasil desde a década de 1990). Resgatam-se alguns elementos importantes como os “cercamentos” (fundamentais para a transição ao capitalismo). Faz-se a distinção entre os “mendigos” do capitalismo comercial (que viviam somente da mendicância) e a atual população em situação de rua que integra a classe trabalhadora e sua sobrevivência depende do trabalho informal.

Biografia do Autor

Verônica Martins Tiengo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo e membro do grupo de estudos e pesquisas sobre a Teoria Marxista da Dependência – Coletivo Anatália de Melo, vinculado ao mesmo Programa. Vitória-ES, Brasil.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília, 2009.

BURSZTYN, Marcel (org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

CARMO, Paulo Sérgio. A ideologia do trabalho. São Paulo: Moderna, 1992.

CHILE. En Chile todos contamos: Segundo Catastro Nacional de Personas en Situación de Calle. 2012.

DI FLORA, Marilene Cabello. Mendigos: Porque surgem, por onde circulam, como são tratados? São Paulo: Vozes, 1987.

ESCOREL, Sarah. Vidas ao léu. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social em tempo de capital fetiche: Capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2011.

KOSHIBA, Luiz. História geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 2004.

MARCONATTO, Arildo Luis. Diógenes de Sínope (413-323 a.C.). Disponível em <http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=30>. Acesso em 19 ago. 2018.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. A questão social na América Latina. In: GARCIA, Maria Lúcia Teixeira; RAIZER, Eugênea Célia. A questão social e as políticas sociais no contexto latino-americano. Vitória: EDUFES, 2013.

PEREIRA, Camila Potyara. Rua sem saída. Um estudo sobre a relação entre o Estado e a População de Rua de Brasília. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade de Brasília. 2008.

SANTOS, Josiane Soares. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Maria Lúcia Lopes. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.

STOFFELS, Marie Ghislaine. Os mendigos na cidade de São Paulo – ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

TAVARES, Maria Augusta. Formação política, trabalho e questão social. Curso de Formação. Jornal Mensal da ADUFES, Vitória, Edição n. 3, 2010.

TIENGO, Verônica Martins. População em situação de rua: o fruto necessário à reprodução capitalista e a funcionalidade do trabalho informal. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.

VIEIRA, Maria Antonieta; BEZERRA, Eneida Maria Ramos; ROSA, Cleisa Moreno Maffei. População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 2004.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Tiengo, V. M. (2020). Alterações nas expressões da questão social da população em situação de rua. Lutas Sociais, 22(41), 361–372. https://doi.org/10.23925/ls.v22i41.46690