Revitalização para quem? Política urbana e gentrificação no Centro de Santos

Autores

  • André Rocha Santos UNESP

Palavras-chave:

gentrificação, revitalização, administrações municipais, inclusão social, Santos/SP

Resumo

O artigo aborda, a partir do conceito de gentrificação de Neil Smith, o processo de enobrecimento do território santista e de revitalização do Centro Histórico que vem ocorrendo no município desde meados da década de 1990. A partir da análise de quatro administrações municipais – 1997-2000; 2001-2004 do PPB e 2005-2008; 2009-2012 do PMDB – e suas respectivas políticas de planejamento urbano, é interpretado como visões pró-mercado, referente à temática urbana, têm influenciado na elitização do município e na gentrificação da área central, somado-se à falta de uma política de inclusão social dos moradores de cortiços e habitações precárias.

Biografia do Autor

André Rocha Santos, UNESP

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de Planejamento Urbano e Regional pela USP e Doutorado em Sociologia na linha de pesquisa Estado, Instituições e Políticas Públicas pela UNESP.  Atualmente é Pesquisador do Observatório das Metrópoles na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Santos, A. R. (2014). Revitalização para quem? Política urbana e gentrificação no Centro de Santos. Cadernos Metrópole, 16(32), 587–607. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16879