Supergentrificação e capitalismo financeirizado: as novas fronteiras do espaço-capital na Colina de Santana, Lisboa

Autores

  • Luís Mendes Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
  • Ana Jara Artéria Arquitectura e Reabilitação Urbana. Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

gentrificação, supergentrificação, financeirização, produção do espaço urbano, habitação, Lisboa, Colina de Santana

Resumo

Este artigo foca-se nas recentes alterações no perfil do processo de gentrificação experimentado em Lisboa, reforçadas no âmbito da pós-crise capitalista 2008-2009 e na última fase de capitalismo financeirizado. Pretendemos identificar forças motrizes importantes da financeirização do ambiente construído e do setor imobiliário que estão na raiz da onda de supergentrificação que está a ocorrer em Lisboa na última década e que permitem maximizar uma produção capitalista do espaço urbano, agravando a segregação residencial, a polarização social e a injustiça espacial nesta mais recente fase do capitalismo financeirizado. O enfoque empírico centra-se na análise de evidências de uma protogentrificação que se parece afirmar na Colina de Santana, no centro histórico de Lisboa.

Biografia do Autor

Luís Mendes, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Geógrafo. Licenciado em Geografia e Mestre em Estudos Urbanos, pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2005/2006), na Escola Superior de Educação de Lisboa (2010/…) e no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) (2012/...). Membro da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação de Professores de Geografia, integrando desde 2012 a direção desta última. Desde 2003, exerce funções de Investigador Permanente no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL) do IGOT-UL, onde tem desenvolvido investigação nos domínios dos Estudos Urbanos (nomeadamente na gentrificação e regeneração urbana), da Didática da Geografia e das Metodologias do Ensino e Aprendizagem da Geografia. É autor de mais de uma centena de títulos: diversos artigos, comunicações, capítulos de livros, pareceres e relatórios técnicos, para além de outras publicações na área dos temas de investigação acima citados. Foi ainda galardoado com o Prémio Amílcar Patrício 2005, pela Associação Portuguesa de Geógrafos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Mendes, L., & Jara, A. (2018). Supergentrificação e capitalismo financeirizado: as novas fronteiras do espaço-capital na Colina de Santana, Lisboa. Cadernos Metrópole, 20(43), 769–796. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4307