A perda do protagonismo histórico do trabalho e as favelas

Autores

Palavras-chave:

tendências de transformação, regulação social, controle social

Resumo

Este texto apresenta um esquema do quadro de vida atual nas grandes cidades brasileiras, tendo como foco, de início, o mundo do trabalho e, em seguida, o lugar das periferias, mais particularmente das favelas. O fio condutor da reflexão são as formas de regulação e controle constituídas pelas relações de coprodução entre os aparatos do Estado e a configuração da população e da ordem urbana. Trata-se de uma perspectiva, uma linha de reflexão, esquemática e básica (ou seja, mais estrutural do que conjuntural), que procura articular as grandes tendências de mudança que caracterizam o momento presente.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Machado da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais. Rio de Janeiro, RJ/Brasil.

Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

da Silva, L. A. M. (2019). A perda do protagonismo histórico do trabalho e as favelas. Cadernos Metrópole, 21(44), 21–28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4401